sábado, abril 24, 2010

Napëpë, Biopirataria e Plágio


Napëpë


Um documentário muito interessante, produzido por Nadja Marin, em 2004, que trata das pesquisas do antropólogo Napoleon Chagnon sobre os Yanomami, o seu papel como intermediário entre eles e cientistas que recolheram amostras de sangue dessa população para pesquisas genéticas e a luta desses índios pela devolução do sangue até hoje utilizado sem o seu consentimento (e importante para os rituais funerais da sua cultura).

Napëpë ganhou o 8th Gottingen International Ethographic Film Festival e pode ser assistido em quatro partes, no Youtube:

Napëpë - parte 1

Napëpë - parte 2


Napëpë - parte 3

Napëpë - parte 4

Alguns dos entrevistados são geneticistas que falam da importância de estudos abrangentes do DNA humano para que se possa entender o passado da humanidade. O respeito ao povo Yanomami poderia ser menosprezado em favor do respeito à "humanidade como um todo".

De que serve entender os últimos 100.000 anos da história de uma humanidade que não entende o que é respeito ao próximo? Que não entende nem o seu presente? Que pensa, enfim, que os fins justificam quaisquer meios?


Plágio

Recebi um e-mail em que a Nadja Marin pede para divulgarmos o fato de seu documentário Napëpë (produzido em 2004, como foi dito) já tratar de assuntos que o novo filme de José Padilha, Segredos da Tribo, apresentado este ano, aborda como inéditos. Infelizmente, não pude ainda assistir a Segredos da Tribo, mas quem assitiu disse que há, inclusive, cenas idênticas nos dois filmes. E, claro, José Padilha sequer cita o Napëpë.

Nenhum comentário: